Alta Resolução Alta Resolução

Sísmica de Refração

O método de refração sísmica é baseado no princípio de se gerar uma frente de ondas sísmicas por uma fonte de energia (marreta, explosivo, queda de peso) e registrar este sinal através de diversos sensores (geofones) os quais são cravados no terreno ao longo de uma linha. 

As ondas compressionais (ondas P) viajam nas rochas analogamente à propagação de ondas sonoras no ar. 

Frentes de ondas esféricas emanam da fonte, podendo-se imaginar as ondas sísmicas como raios sísmicos, os quais são normais à superfície esférica da onda. 

A velocidade com que a onda P se propaga no meio depende das propriedades físicas (p.e rigidez, grau de saturação, densidade) e do grau de homogeneidade e de fraturamento das rochas. 

Desta forma, o método de refração sísmica mede o tempo que uma onda compressional (onda P) ou cisalhante (onda S), gerada por uma fonte sísmica, leva para viajar através das camadas da Terra e retornar aos sensores (geofones) instalados ao longo de uma linha na superfície do terreno.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Métodos Sísmicos

Sismografia

Métodos Eletrorresistivos

Métodos Eletromagnéticos

Métodos Potenciais

Investigação Subaquática

Integração de Técnicas


Alta Resolução Geofísica e Geologia. Todos os direitos reservados. +55(11) 3624-5052/5046. altaresolucao@altaresolucao.com.br