Alta Resolução Alta Resolução

Sísmica Paralela

Aplicações
- Estaca e análise de fundação
- Estimativa de profundidade da rocha
- Estimativa da profundidade do lençol freático
- Localizar soluções de recursos
- Fratura e Localização vazia
- Mapeamento geológico e hidrológico

Técnicas Geofísicas Disponíveis
O Crosshole aproveita o espaço maior resoluções em profundidade proporcionada pela implantação de instrumentos down-hole. Técnicas disponíveis incluem:
- Sísmica
- GPR (Radar de Penetração de Solo)
- Magnetismo
- Resistividade
- Polarização Induzida

As técnicas funcionam da mesma maneira como se fossem na superfície, mas com a vantagem de proporcionar uma resolução elevada mesmo sendo profundo.

Muitos lugares em todo o mundo foram construídos mais de inúmeras vezes. A terra é muitas vezes cheio de velhas fundações. Por isso a reutilização de estacas antigas vem tornando-se cada vez mais necessário.
Como parte da investigação de estacas velhas para informar os cálculos de capacidade de carga, o Crosshole de poços paralelos pode ser utilizado com sucesso para dizer o comprimento e geometria das estacas.
A profundidade de uma estaca pode ser determinada a partir da mudança na velocidade de uma onda de compressão induzida na parte superior da estaca. Normalmente, a onda se desloca rapidamente através da estaca e, em seguida, diminui no chão.
A técnica de Sísmica Paralela requer um furo paralelo, e perto, a estaca desejada. O furo deve estender-se a uma profundidade abaixo da Base antecipado da pilha. Tipicamente, o furo de sondagem tem um diâmetro interno com cerca de 100mm, sendo de plástico forrado, e é cheio com água para fornecer acústico acoplamento com o hidrofone imerso.
O hidrofone desce para profundidades, e em cada profundidade é feita uma gravação de energia a partir de uma martelada. Uma avaliação do tempo de viagem deste pulso para baixo da estaca e em todo o material que interviu, o hidrofone permite uma avaliação do tamanho da estaca.

paralela.jpgparalela.jpg

Métodos Sísmicos

Sismografia

Métodos Eletrorresistivos

Métodos Eletromagnéticos

Métodos Potenciais

Investigação Subaquática

Integração de Técnicas


Alta Resolução Geofísica e Geologia. Todos os direitos reservados. +55(11) 3624-5052/5046. altaresolucao@altaresolucao.com.br