Método Sísmica Paralela

Introdução

A Sísmica Paralela é aplicada para determinar o comprimento de fundações profundas, quando os topos não são acessíveis, ou quando as estacas são longas e finas (tais como estacas H ou estacas cravadas). Além disso, esta técnica pode fornecer informações sobre o solo abaixo da fundação.

Aplicações

A técnica de Sísmica Paralela pode ser aplicada em fundações com bases feitas de:

  • Concreto
  • Alvenaria
  • Aço


Como Funciona

Na técnica de Sísmica Paralela (análoga as outras técnicas de sísmica aplicada) são geradas ondas sísmicas através do impacto de uma marreta, neste caso, nas estruturas conectadas a fundação ou diretamente na fundação, caso esteja acessível. As ondas P e S (compressionais e cisalhantes respectivamente) geradas se propagam ao longo de toda a fundação e são registradas por geofones tri-axiais (ou hidrofones), os quais devem são instalados em poços perfurados paralelamente e o mais próximo possível (máximo 1,5m de distância) da fundação.

Os poços devem se estender de 3 a 4,5m a baixo da profundidade máxima da fundação e também devem ser revestido para evitar o seu colapso antes e durante o ensaio. No caso do uso de um hidrofone o furo deve ser preenchido com água.

Processamento e Interpretação

Os softwares de análise de sismogramas permitem determinar o comprimento aproximado da estaca facilmente. A difração ou a inclinação da curva “tempo X distância” ocorrem, pois o fim da estaca se comporta como um ponto difrator e/ou refletor. Os softwares são capazes de determinar a velocidade de propagação das ondas baseados na inclinação da curva “tempo X distância”, sendo que a intersecção entre curvas com diferentes inclinações determinam a profundidade. 

Eficácia

A técnica de Sísmica Paralela é mais precisa e mais versátil do que outras técnicas de superfície não destrutivas, utilizadas na determinação da profundidade de fundações desconhecidas. A precisão do método depende da variabilidade da velocidade em torno do solo e o espaçamento entre o furo e a fundação. A profundidade é normalmente determinada em uma precisão de 5% ou mais.

Limitações

  • Como todos os métodos de NDT, o método de teste tem várias limitações em seu uso e interpretação, e as chances de sucesso / eficácia do método depende das condições do solo, características de construção, as condições do local.
  • A precisão do método depende da variabilidade da velocidade do solo circundante e o espaçamento entre o orifício e o elemento de fundação.
  • Acesso à fundação/estrutura é necessária para a geração da onda sísmica. O furo tem que ser alocado o mais próximo possível da fundação.

Fale conosco agora mesmo

Entre em contato conosco para discutir como podemos tornar seu próximo projeto um sucesso