Monitoramento de Vibração e Ruído

A Alta Resolução realiza o monitoramento Sismográfico do desmonte de rochas com explosivos e tráfego rodoviário, com o intuito de determinar os níveis de vibrações do solo e pressão acústica. A norma Brasileira NBR 9653:2005 define os valores máximos para pressão acústica e vibrações com a finalidade de reduzir os riscos inerentes ao desmonte de rochas com explosivos.

Equipamentos

Os sismógrafos utilizados pela Alta Resolução possuem geofones triaxiais com frequência de resposta linear de 2 a 250 Hz a 1024 amostras por segundo por canal e sensor acústico com capacidade de registro de até 160 dB. Todos os nossos equipamentos possuem certificados de calibração com validade de dois anos.

Parceria

Sinergia é o momento em que o todo é maior do que a soma das partes. Neste sentido, a Alta Resolução e a Nitro Tecnologia de Desmontes de Rocha agora são parceiras. A intenção foi unir o know-how dos engenheiros civis e engenheiros de minas da Nitro ao expertise dos geofísicos da Alta Resolução. Essa parceria permitirá agregar os conhecimentos de áreas correlatas na análise das vibrações, além de permitir maior agilidade e abrangência de atuação no território nacional, sempre com o intuito de melhor atender nossos clientes. A Nitro tem suporte jurídico para problemas relacionados com vibrações, ruído e ultralançamentos de desmontes com uso de explosivos em qualquer lugar do Brasil e América do Sul.

Norma Brasileira NBR 9653:2005

Define valores máximos para sobrepressão acústica e vibrações no Brasil. No caso de sobrepressão acústica produzida por desmonte de rocha com uso de explosivos, é por definição aquela provocada por uma onda de choque aérea com componentes na faixa audível (20 Hz a 20.000 Hz) e não audível, com duração menor do que um segundo e cujo valor máximo é de 100 Pa. No caso de vibração no solo, a máxima velocidade de vibração (PPV), definida também como “Velocidade de Vibração de Partícula de Pico”, permitida é de 15 a 20 mm/s para frequências de 4 a 15 Hz e de 20 a 50 mm/s para frequências de 15 a 40 Hz e acima deste. As velocidades de vibração de partícula de pico PPVL, PPVT e PPVV são respectivamente os módulos das velocidades de vibração medidas de zero a máximo, segundo as direções L (longitudinal), T (transversal), V (vertical), definidas com relação à reta que passa pelo ponto central da detonação e pelo ponto de medição.

Fale conosco agora mesmo

Entre em contato conosco para discutir como podemos tornar seu próximo projeto um sucesso